Matemática
1-o que é matemática
A Matemática ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós: apreciador do conhecimento) é a ciência do raciocínio lógico. Ela envolve uma permanente procura da verdade. É rigorosa e precisa. Embora muitas teorias descobertas há longos anos ainda hoje se mantenham válidas e úteis, a Matemática continua permanentemente a modificar-se e a desenvolver-se. Para grande parte dos professores, a Matemática tem sido considerada como uma ciência sem capacidade de renovação e com pouca utilidade dentro do mundo do trabalho, a não ser quando se trata de conhecimentos básicos em aritmética, onde encontramos uma unanimidade no que diz respeito a necessidade de seu aprendizado. Mas, a complexidade da vida social não demanda outros conhecimentos matemáticos?
Muitos são os que opinam que o ensino de Matemática é muito semelhante ao que ocorria na Idade Média, desconsiderando completamente o nível tecnológico no qual se desenvolve a ciência moderna.
A Educação tem se distanciado dos novos problemas colocados à humanidade em face da rápida evolução técnica. Nós, professores, reconhecemos o quão distantes nossa prática na Escola está em relação a outros processos que ocorrem na sociedade. Ao mesmo tempo as Novas Tecnologias da Informação têm favorecido surpreendentes representações do espaço como a holografia, o espaço virtual, estereogramas e fractais, representações essas, sobre cujo processamento pela inteligência temos pouco conhecimento. No campo da realidade virtual, uma tecnologia que prevê a criação de um mundo imaginário na tela de computador, começam a se estabelecer novas possibilidades de uso que não apenas o lazer: aplicações nas áreas de engenharia, arquitetura e história através da visualização interativa de prédios, museus ou construções antigas; na área médica a visualização e interação com partes do corpo humano, até a simulação de cirurgias e transplantes; treinamento, simulação de vôos em aviões ou outros tipos de aeronaves também são somente mais algumas das inúmeras possibilidades que essas Novas Tecnologias nos apresentam. Ela tornaram possível a transmissão de som e imagem por computador.
Alguns dos resultados importantes destas investigações (a par dos que se referem ao desenvolvimento cognitivo e/ou cognitivo-afetivo dos sujeitos em ambientes informáticos) dizem respeito, por um lado, à maneira pela qual professores interagem com seus alunos nos ambientes informatizados, e, por outro, à forma de implantar centros de Informática educativa nas escolas. Basicamente, foi possível constatar que os resultados obtidos em Educação, com o uso da tecnologia nas escolas, depende menos do tipo de equipamento usado, que do modo como é usado o equipamento pelos educadores no seu trabalho com os alunos.
2-quando surgiu a matemática
A Matemática é uma origem perdem-se no tempo.
Os mais antigos registros da Matemática
De que se tom conhecimento datam 2400 a.c
Progressivamente o homem foi reflectindo acerca do que se sabia e do que se queria saber. Algumas tribos apenas conheciam o "um", "dois "
3 quais os povos que contribuiram para matematica ? com que?
Egípcio,Como assinalou o historiador grego Heródoto, no século V a.C., "O Egito é uma dádiva do Nilo." Desde os primeiros momentos de sua história, os egípcios criaram uma sociedade baseada no aproveitamento das águas do Nilo para a agricultura, mediante a construção de obras hidráulicas capazes de regular sua vazão anual. No plano institucional, configuraram um rígido e hierárquico sistema político que se manteve, com pequenas mudanças, durante cerca de três mil anos.Os muitos estudos de egiptologia revelaram que o povo egípcio antigo resultou da fusão de vários grupos de origem africana e asiática, e permitiram distinguir três tipos principais: um semítico dolicocéfalo, de estatura mediana; outro semítico-líbio, braquicéfalo, de nariz recurvado; e um terceiro, mediterrâneo, braquicéfalo, de nariz reto e curto. Da mistura desses grupos resultou um povo de lavradores, no vale do Nilo, que absorveu progressivamente os estrangeiros invasores.romanos,mesopotanico,babilônico,arbes etc...
4 qual a contribuicão pratica da matemática nos dias de hoje? em sala de aula, na construção de conceitos algébricos pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com a participação de uma professora-colaboradora. O nosso.De forma bastante geral e contundente, os estudos sobre formação de professores assumem que a concepção de relevância do ato de educar indivíduos e profissionais críticos, criativos e dinâmicos, sugere a necessidade de uma formação continuada mais crítica e reflexiva, baseando-se, como afirma Carvalho (1997), em conceitos-chave, como: saberes docentes, conhecimento na ação, reflexão na ação, reflexão sobre a reflexão na ação e construção ativa do conhecimento segundo uma metodologia do “aprender a fazer fazendo” e/ou da “pesquisa da própria prática”.
Buscamos, assim, a partir de uma síntese de nossas leituras, apresentar as discussões que estão sendo realizadas, em especial as que abordam a formação continuada de professores e a importância da abordagem reflexiva nessa formação e o seu desenvolvimento profissional.
Ponte (1998) nos traz a idéia de desenvolvimento profissional, ou seja, a noção de que a formação do professor para o exercício da sua atividade profissional é um processo que envolve múltiplas etapas e que, em última análise, está sempre incompleto.
Ele destaca outro importante aspecto, qual seja o de que a formação está muito associada à idéia de “freqüentar” cursos, enquanto o desenvolvimento profissional ocorre por meio de múltiplas formas, que incluem cursos, mas também atividades como projetos, trocas de experiências, leituras, reflexões, entre outras atividades:
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
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